Símbolos do Cooperativismo

Os precursores do cooperativismo e seus seguidores contribuíram muito para o aperfeiçoamento e entendimento da prática cooperativista.

Destacamos algumas características do cooperativismo baseados no modelo original:

 1) A idéia da associação e a ênfase na união dos fracos e explorados na atividade –  a  árvore do pinho é o antigo símbolo da imortalidade, da perseverança e da fecundidade. Fecundidade, perseverança e imortalidade são os três pilares sobre os quais se sustenta o cooperativismo. Conta a velha mitologia que a árvore do pinho representa a vida e sua perpetuação. O pinheiro na sua constante faina de subir ao céu é idêntico ao ideal cooperativo, que se mantém perseverante em escalar as alturas da idéia. No emblema do cooperativismo, para demonstrar a necessidade de ação unida e mútua da cooperação, em vez de um pinheiro usa-se dois. Os troncos dos pinheiros se perdem dentro de um círculo, onde penetram suas raízes. O círculo é outro símbolo antigo, representativo da eternidade da vida, que não tem horizonte final. O círculo representa ainda o mundo, onde tudo contém e tudo abrange. Do mundo e da vida a cooperação é parte essencial. Não é possível conceber o mundo sem a existência da cooperação. A cor dos pinheiros é verde escura, cor das plantas e das folhas, em que está o principio vital da natureza. O fundo do círculo é de cor ouro, simbolizando o sol, fonte de luz e de vida. (INFOCOS. Livro História e Concepção do Cooperativismo, 2006, p. 21).

Significados do Símbolo Universal do Cooperativismo

simbolos

 

  • Pinheiros: antigamente o pinheiro era tido como um símbolo da imortalidade e da fecundidade, pela sua sobrevivência em terras menos férteis e pela facilidade na sua multiplicação. Os pinheiros unidos são mais resistentes e ressaltam a força e a capacidade de expansão.
  • Círculo:representa a eternidade, pois não tem horizonte final, nem começo, nem fim.
  • Verde: lembra as árvores – princípio vital da natureza e a necessidade de se manter o equilíbrio com o meio-ambiente.
  • Amarelo: simboliza o sol, fonte permanente de energia e calor.

Assim nasceu o emblema do cooperativismo. um círculo envolvendo dois pinheiros, indicando união do movimento, a imortalidade de seus princípios, a fecundidade de seus ideais e a vitalidade de seus adeptos.

Bandeira do Cooperativismo

bandeira

O cooperativismo possui uma bandeira de cor branca e tem o logotipo da ACI (Aliança Cooperativa Internacional) impresso no centro, do qual emergem pombas da paz, representando a unidade dos diversos membros da ACI. Possui ainda um arco-íris, representado em seis cores e a sigla ACI impressa na sétima cor: o violeta.

Cada uma das cores presentes na bandeira tem um significado próprio:

·         Vermelho: coragem.

·         Alaranjado: visão de possibilidades do futuro.

·         Amarelo: desafio em casa, na família e na comunidade.

·         Verde: crescimento tanto do indivíduo como do cooperado.

·         Azul: horizonte distante, a necessidade de ajudar os menos afortunados, unindo-os uns aos outros.

·         Anil: necessidade de ajudar a si próprio e aos outros através da cooperação.

·         Violeta: beleza, calor humano e amizade.