Responsabilidade Ambiental

Os projetos de educação ambiental buscam o despertar da consciência, a necessidade de se viver uma vida saudável e a importância de preservação do planeta: “a nossa casa” no universo. Acreditamos que a consciência se constrói no dia a dia, em casa, na rua, na escola, enfim, na convivência diária com as pessoas e com o meio em que vivemos.

A preocupação com os resíduos está presente na questão ambiental e foi introduzida em nosso currículo como “tema transversal”. Através dele, alunos, professores e funcionários aprendem e se conscientizam sobre a importância e urgência do uso racional dos recursos naturais ou industrializados; a necessidade de redução do volume de resíduos produzido pelo homem; a importância e a possibilidade de reaproveitamento e reciclagem.

Querendo-se uma vida mais saudável, precisamos pensar na alimentação e na forma de se produzir alimentos. Em atividades práticas, na Horta Escolar, os alunos preparam a terra, semeiam, cuidam, colhem e degustam. Interagindo com o meio, passam a conhecer e a compreender o ciclo de muitos vegetais; questionando, levantando hipóteses e propondo soluções, as crianças aprendem a desenvolver uma horta orgânica e com ela a importância de uma dieta saudável e equilibrada.