Proposta Pedagógica

Fundamentos do Paulo Freire



Baseada nos ensinamentos de Paulo Freire, nossa proposta pedagógica tem como princípio despertar em nossos alunos a curiosidade, o espírito investigador, a criatividade e a análise crítica. Oferecemos uma educação caracterizada por um processo amplo de formação humana, que se denomina Pedagogia Libertadora.

Paulo Freire defendia que não há educação sem diálogo e compromisso com a mudança social possível. Ela começa nas pessoas e reflete na sociedade. Trabalhamos com projetos que consideram os interesses dos alunos, assim como o diálogo com seu saber prévio, na construção de novos conhecimentos que façam sentido para cada um, possibilitando o conhecer com liberdade e autonomia. Oferecemos também Educação Integral para os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, proporcionando vivências em que a arte, o corpo e o desejo de conhecer são o motor do nosso trabalho.

Tendo isto em mente, valorizamos a formação e experiência de nossos profissionais, que são o maior patrimônio da escola.

Por que trabalhar com PROJETOS?

O trabalho por projetos tem como perspectiva curricular o estabelecimento das relações existentes entre as diferentes áreas de conhecimento, permitindo ao aluno a compreensão de que as disciplinas escolares não são categorias distintas no mundo e nas muitas possibilidades de compreendê-lo.

Nesta proposta o professor deve ouvir os alunos, incorporar suas sugestões e buscar soluções mediante os desafios que são apresentados no decorrer do processo. A participação dos alunos nesta forma de trabalho é fundamental, exercitando sua autonomia como agente de conhecimento, já que os passos tomados são definidos por todo o grupo, com a coordenação do professor.