Ensino Médio

Autonomia, diálogo e reflexão



Mantendo nossa opção de uma formação integral e humanista de nossos alunos, o Ensino Médio se organiza visando atender às necessidades dessa fase da vida do jovem, que se depara com novos desafios, como o vestibular e a escolha de uma carreira profissional, bem como a reflexão acerca de seu papel na sociedade de modo a interagir com ela a ponto de transformá-la. Se preparar para o mundo. Essa é a ideia que orienta esse ciclo no Colégio Paulo Freire, levando em consideração o dinamismo e a multiplicidade de pensamentos característicos de nossos tempos.

Para essa última etapa da Educação Básica, contamos com um corpo docente altamente qualificado, experiente e de sólida formação acadêmica, capaz de proporcionar ao educando um espaço propício para a construção do conhecimento de maneira ativa, pois acreditamos que o jovem precisa protagonizar a sua história, para que, desse modo, os conteúdos estudados em sala de aula deixem de ser meros conceitos e se tornem parte integrante de suas vidas.

Além das disciplinas tradicionais que compõem a grade curricular, contamos ainda com encontros regulares de tutoria em que os alunos têm a possibilidade de refletir junto à coordenação sobre seu itinerário acadêmico e de vida. Há ainda dois projetos curriculares: o Projeto de Pesquisa e o Projeto Oficinas, em que os alunos, de acordo com suas preferências e habilidades, desenvolvem projetos sob a orientação dos professores, colocando em prática os conhecimentos construídos em sala de aula ao mesmo tempo em que aprendem a organizar o pensamento de forma acadêmica.

Assim, trabalhado na construção do conhecimento de maneira ativa, o desempenho satisfatório no vestibular será uma das consequências de todo esse percurso formativo pelo qual o aluno passa durante os três anos de Ensino Médio.