Educação Infantil

Onde tudo começa



Em nossa escola as crianças são protagonistas de sua história e se apresentam compartilhando suas vivências, experiências, subjetividades e curiosidades. Encontram nos educadores observadores atentos, parceiros que buscam acompanhá-las e instigá-las em seus processos de apropriação de conhecimentos. A partir desse olhar, construímos vivências e aprendizagens que acontecem em meio às trocas coletivas.

Possibilitamos às crianças experimentarem o meio ambiente em situações lúdicas, em contato com diferentes materiais como: terra, areia, brinquedos, tintas e outros tantos que acabam por proporcionar encontros com o conhecimento, promovendo a autonomia das crianças e garantindo o desenvolvimento de competências específicas.

A rotina diária diversificada, trabalha com o equilíbrio das diferentes linguagens e enfoca as múltiplas áreas do conhecimento. Dentre as atividades da nossa rotina, fazem parte:

Brincar: através da brincadeira os alunos são levados a imaginar, explorar, investigar e experimentar a linguagem corporal, a linguagem oral e escrita, o conhecimento matemático e as linguagens plásticas, voltados ao conhecimento de si, do outro e do ambiente.

Cantinhos: os cantinhos mudam diariamente e envolvem brincadeiras de faz de conta, jogos e construções com diferentes objetos etc. Permitem autonomia de escolha no que se refere a com quem, do que e em que momento brincar.

Roda: é através dela que organizarmos o dia, marcamos o calendário e garantimos uma estrutura ou regularidade ao nosso aluno na Escola. Estruturando o que acontecerá no dia, as crianças contam e mostram eventuais novidades. Nesse momento, é possível perceber o interesse e a postura investigativa dos grupos, seja pelas letras, pela marcação do calendário ou pelas histórias.

Parque: os momentos de parque abarcam o lúdico, a possibilidade de socializar e, também, o desenvolvimento motor, com atividades como: pular corda, brincar de trilha, pular amarelinha, dentre outras.

Biblioteca: além do empréstimo de livros e socialização de leituras, temos também a oportunidade de ir à biblioteca com a tarefa de conhecer um pouco mais sobre os assuntos tratados nos Projetos. Ao chegarmos lá, é feita uma roda na qual os alunos contam sobre o livro que levaram para casa, a parte que mais gostaram, se recomendam ou não para os amigos. Escutam as sugestões do dia e escolhem minuciosamente o livro que levarão para casa.

Roda de história: a contação de histórias nas rodas acontecem todos os dias. Elas estão na base da formação das crianças como leitoras, mesmo antes de dominarem os códigos formais de leitura e escrita. Os educadores fazem a função de proporcionar esta leitura fruição e mediar o que as crianças são capazes de entender sozinhas e os códigos que ainda desconhecem. Com isso, introduzimos a cultura letrada no seu repertório, estimulamos a imaginação, renovamos vocabulários, trabalhamos sentimentos e exercitamos a oralidade.

Atividade plástica: pode ser uma pintura, uma experiência com as cores e tintas, uma atividade com massinha, de recorte e colagem, um desenho livre ou com tema proposto, utilizando diferentes tipos, tamanhos e texturas de papéis, com ou sem interferência. Assim, nossas crianças vão conhecendo diversos tipos de materiais riscantes (canetinha, giz de cera, giz de lousa, lápis de cor, pincel, brochinha, tinta guache, cola com anilina etc), além de suportes variados (papel, cartolina, chão, terra, plástico, pedra, etc).

A Linguagem, a Matemática, a Identidade e Autonomia e a Natureza e Sociedade são os eixos de trabalho na Educação Infantil. Entendemos que a cooperação e o conhecimento das diversas áreas são fundamentais na construção de habilidades e competências e na transformação social e cultural.

O contexto escolar é especialmente favorável à construção da cidadania, e os adultos assumem como parte de sua responsabilidade profissional a educação para a vida na esfera pública, que inclui disposição para o diálogo, para a relação positiva com as diferenças, para a tolerância e para o respeito mútuo.