Ensino Fundamental II

Leitura e escrita



Neste ciclo observam-se mudanças significativas no desenvolvimento dos alunos. É uma transição do final da Infância para início da adolescência.

É o momento de uma nova “Leitura de Mundo”. (A Importância do Ato de Ler, Paulo Freire).

O currículo vai ganhando uma característica mais ampla, discutindo os acontecimentos políticos, econômicos, ambientais, tecnológicos, culturais, através dos fatos cotidianos nas disciplinas de Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências, Matemática, Artes, Filosofia, Espanhol, Inglês, Educação Física.

A organização do ano escolar se dá três trimestres onde há projetos e estudos do meio que visam uma aprendizagem mais significativa, com avaliações conceituais, procedimentais e atitudinais.

Os projetos são realizados por série sendo:

6º ano

Linguagens: o aluno é levado a interagir criticamente com as informações que lhe chegam diariamente, e, em paralelo, deve ser um comunicador de informações em diferentes formas de linguagens.

Objetivos

  1. Atribuir sentido a textos orais e escritos verbais e não-verbais, posicionando-se criticamente diante deles;
  2. Compreender textos a partir do estabelecimento de relações entre diversos segmentos do próprio texto e entre o texto e outros implicados por ele.
  3. Identificar e pesquisar aspectos da linguagem audiovisual e corporal que se manifestam nos diferentes tipos de comunicação.
  4. Compreender como a evolução tecnológica revolucionou o trânsito de informações e transformou nossa vivência sensível, misturando diferentes linguagens.

7º ano

Humanidades: Diante da ampliação dos espaços geopolíticos e culturais e da diversidade social que caracteriza a sociedade contemporânea,  o Projeto Humanidades  contribui para a formação de cidadãos com espírito crítico e com capacidade de resolver problemas e situações de conflitos.

Objetivos

  1. Estabelecer as relações e as influências recíprocas entre as partes e o todo – as relações entre o humano e o social, o tecnológico e o biológico.
  2. Buscar a aproximação entre as diferentes áreas de conhecimento e dessas com a realidade social, mediante o desenvolvimento de projetos e programas, com o objetivo de reconciliar os resultados da ciência com uma percepção humana, conferindo-lhe sentido para a humanidade.
  3. Estimular atitude investigativa, de busca e produção do conhecimento.

8º ano

Mostra Científica: As mostras científicas apresentam um convite para abrir as janelas da curiosidade, do interesse, da criatividade e da mobilização do aluno, da vida e do sentido social da escola.

Objetivos

  1. Despertar o interesse pela investigação científica.
  2. Desenvolver o senso crítico.
  3. Estimular o senso de cooperação.
  4. Mostrar à comunidade a inserção do trabalho de investigação executado pelos alunos ao longo do ano.

9º ano

Projeto TCC: Introduzir a noção do trabalho científico para despertar no aluno posicionamentos argumentativos sobre “temas” de livre escolha.

Objetivo

  1. Desenvolver as atividades que promovam a integração entre os conhecimentos das diversas disciplinas unindo teoria a prática, além de introduzir o aluno à linguagem científica.

Para discussão do convívio entre os alunos de uma mesma sala acontecem mensalmente as assembleias de classe. Os alunos nesta fase aprendem a ouvir o outro, respeitar opiniões divergentes, criticar e felicitar atitudes.